Mostrar Aviso
Notícias
Alunos de Enfermagem da Fupac participam de ação no dia do Combate à Violência Contra o Idoso

 25 de Junho, 2018


images

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi comemorado no último dia 15, na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Pires da Luz. O movimento foi coordenado pela Daniele Aparecida Teixeira de Carvalho Braz, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o curso de Enfermagem da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac), onde foram desenvolvidas ações de acolhimento ao público idoso do referido bairro.

Além de ações de promoção à saúde, como a detecção precoce do diabetes mellitus; monitoramento da pressão arterial; controle ponderal; apresentação da caderneta do Idoso, conscientização sobre os direitos dos idosos; café da manhã comunitário e dinâmica de valorização ao idoso.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Sandra Maria Jannotti Quintão, conta que as ações de promoção à saúde coletiva fazem parte do ensino clínico (aula prática) da disciplina Enfermagem na Saúde Coletiva e produzem um impacto bastante positivo no desenvolvimento dos acadêmicos de enfermagem "esses eventos possibilitam aos discentes vivenciar a realidade profissional do enfermeiro na atenção primária à saúde e criar certo vínculo entre aluno e usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo uma relação de ajuda e aprendizagem na busca pela solução dos problemas identificados na comunidade em que atuam" explica.

A profissional enfatizou que, assim, a valorização do idoso no dia em que se luta pela redução da violência doméstica - que a cada dia vem aumentando à população idosa - busca reflexão sobre como lidamos hoje com a qualidade do envelhecimento no país "Onde é possível projetar a necessidade de maior intervenção social e politicas públicas de saúde, para que possamos  manter nossa dignidade na última etapa da vida".

Os alunos de Enfermagem que participaram da ação, contam que sob o olhar deles, acadêmicos de enfermagem, é muito importante ter este contato com a população "[...] principalmente, população idosa. É importante demonstrar o quanto são importantes e o quanto já construíram em suas vidas. Conseguimos enxergar fora da sala de aula a carência dos idosos. Foi uma troca de experiência" consensualizam.

Os estudantes concluem "Esses tipos de atividades nos mostram a importância do trabalho do enfermeiro; o quanto ele pode fazer com poucos recursos e força de vontade, com carinho e atenção. A enfermagem é realmente uma profissão que impacta na vida do próximo".

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Inpes).

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

FONTE: Jusbrasil

Na foto, da esquerda para a direita, três alunos do curso de Enfermagem da Fupac que participaram da ação: Elaine Cristina da Silva, Rayssa Martins e Alexandre Junio.

 

Comentários: